quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ORGULHO

Ao querido leitor,

Hoje me entendo melhor, e aproveitei para buscar uma definição ao dicionário
Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.

Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.
Fonte Wikipédia.

Refletindo temos que nada mais é como a maioria de todas nossas escolhas, podemos escolher pelo lado bom ou ruim da coisa, mas esquecemos da nossa essência ela é a verdadeira guia, mapa completo de quem somos, centro de crenças, hábitos, idealizações e certezas, por isso mesmo identificando um erro em seu curso, mudar é um passo muito mais amplo e complicado. Toda fuga de nosso centro, pode deixar brechas novas em nossas defesas, e por isso devemos estudar o beneficio e custo de cada passo dado, nosso orgulho pode ser flexível ou rígido mais seguir suas metas e pensamentos é o que reafirma nossa honra e personalidade. São as autenticas pessoas, que são o que devem ser unicamente si mesmo.